Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

30.6.10


O Mashable é um blog de notícias da Internet e, mais especificamente, de Mídia Social, fundado por Pete Cashmore em 2005, que tornou-se uma das maiores e melhores referências na área [http://mashable.com/]. E 30 de junho foi eleito e está sendo especialmente promovido por eles como o Dia da Mídia Social. Resolvemos celebrar promovendo parte do texto de hoje de lá traduzido aqui:


“Hoje nós reconhecemos e celebramos a revolução dos meios de comunicação tornando-se sociais. Um dia que homenageia os avanços tecnológicos e sociais que nos permitiram ter um diálogo, para nos conectarmos e não envolvermos apenas os criadores de mídia, mas, talvez mais importante, uns aos outros. É um dia para celebrarmos as mudanças nos meios de comunicação, que nos deram a possibilidade de ficarmos ligados à informação em tempo real, as ferramentas que nos permitiram nos comunicarmos a quilômetros de distância, e as plataformas que deram voz aos sem voz e protesto a vítimas de injustiça. É uma revolução digna de comemoração. Hoje, nós celebramos o Social Media Day e esperamos que você se junte a nós.

Então, como participar?
Sendo social, é claro. Você pode fazer isso on-line, acompanhando as atualizações sociais de várias maneiras, conforme listado abaixo [http://mashable.com/2010/06/30/happy-social-media-day/], ou você pode fazer algumas ligações off-line, participando de um evento perto de você. Há mais de 600 encontros em 93 países, hoje, com milhares de pessoas. Até onde sabemos, não há feriado oficial dedicado aos meios de comunicação social. Nós achamos que ele merece um dia próprio, e que melhor maneira de comemorar do que conectar-se com sua comunidade local de mídia social?”

Participe e acompanhe os streamings do que está rolando ao redor do mundo:


Happy #smday!

Porque dá orgulho mesmo ter essa estrela no portfólio

"Serviço de pós-vendas e rede de concessionários da Mercedes-Benz levam prêmio ofertado pela Revista Jornauto em consequência do "Mérito Reconhecido" pelos seus clientes."

Esta é a última do nosso multipremiado cliente:


29.6.10

O Social Media Brasil 2010, o Plano Nacional de Banda Larga e a Web 2.0: ?

Estive presente, representando a Desafio, nesse que é "o principal evento do ano como fonte de discussão, conhecimento, provocação e reflexão do mercado sul-americano de mídias sociais e marketing digital" (http://www.socialmediabrasil.com.br/) e muita coisa bacana aconteceu por lá, mas a ideia deste post não é fazer um relato (in)completo do que aconteceu no Teatro Frei Caneca nos dias 24 e 25 passados, e sim aproveitar o tema e “linká-lo” com um artigo publicado pela Proxxima em sua 19ª edição, "A hora e a vez da broadband tupiniquim", pra propor uma reflexão importante que tem sido feita por aí e, com certeza, é pertinente por aqui: "Como isso irá impactar os seus negócios e as suas relações?"

Ora, se a web 2.0 representa uma mudança na relação dos usuários com a Internet e desencadeia uma série de outras mudanças, que formam/fortalecem redes, invertem posições e ameaçam poderes institucionalizados, a banda larga tem nesse panorama de mudança de comportamento um papel de ordem fundamental. Em outras palavras, você não se imagina usando uma conexão discada para participar de redes que conectam você a amigos, a jogos, a fontes de informação, a parceiros profissionais etc., etc. e etc., o que acontecia quando apenas consultava sites estáticos, informações específicas e checava seus e-mails. A banda larga não só muda o comportamento do usuário, como confere a ele poder.

Segundo o IPEA, apenas 21% das famílias brasileiras têm acesso à Internet rápida e, como diz o citado artigo, "Se tiver êxito, o plano do governo deve praticamente quadruplicar esse número em quatro anos, alcançando cerca de 40 milhões de casas até 2014." Ou seja, o poderoso comportamento do brasileiro nas redes será exponenciado rapidamente.

Então, eu repito a pergunta, levantada no calor do assunto da vez - as Redes/Mídias Sociais -, o que você, profissional, está fazendo em relação a isso? Como a sua empresa está se comportando com o que está acontecendo on-line (e off, porque a barreira caiu há tempos) e como está se preparando para esse fortalecimento do poder do usuário/cliente?


25.6.10

Sobrenome Desafio [12]

Um ano de Desafio e há toda uma teoria de ordem Física (a ciência) sobre ele; rumores de que as coisas gravitam numa velocidade diferente em torno da pessoa. Um cara tranquilo, sim, mas divertido, crítico e inovador. Basta entrar nessa sintonia pra perceber essas e várias outras coisas, que podem confirmar ou não os mitos: Renato Mamede.

Hermes. É assim que todos te conhecem por aqui agora. Explica, por favor, esse apelido e que proporções ele tomou. Você não gosta (porque normalmente é o que pega)? Cara, na verdade, acho que ninguém sabe muito bem de onde surgiu esse apelido. Pelo que eu me lembre, fizeram alusão (por causa do nome) ao Hermes e Renato, e daí, sem mais nem menos, não sei quem começou a falar "Hermes"... Ficou!
Vou falar pra você que eu curto bastante... rs. De vez em quando, até sinto falta de não ser chamado assim "lá fora".

É comum falarmos sobre a origem das pessoas nas entrevistas, já que na Desafio tem gente de vários lugares. Esses dias presenciamos você quase chegar às lágrimas ao ver fotos de um projeto de paisagismo da sua cidade no portal do UOL. Você gosta de São Roque tanto assim? A mudança foi legal pra você? Ah, eu tenho um carinho pelo meu berço, fico feliz por ter crescido lá, por ser uma cidade pequena e sem essa neura de violência, sabe?! Ficava até altas horas na rua andando de bicicleta com os amigos... Sinto falta dessas coisas aqui em Campinas (não de andar de bicicleta, mas de ver a molecada jogando bets na rua e tal), onde as pessoas têm que ir a um lugar específico pra fazer isso (como a Lagoa do Taquaral).
Se a mudança foi legal?! Mudanças sempre são legais, mesmo que pra pior, a gente ganha experiência. Eu precisava dessa mudança, precisava fazer uma faculdade, etc. Coisa que São Roque não oferece com muita qualidade. Também precisava conhecer a vida noturna... rs

E a Maria, hein?! [a namorada] Olha, aprendi muita coisa com ela, por ser uma pessoa muito diferente de mim em vários aspectos, estou com ela desde que entrei na Desafio.

E essa coisa da sua velocidade? Acho que é um lance genético... rs... Meu pai já tem um jeito mais tranquilão, meu irmão é mais desligado que eu... Mas quando a coisa aperta, a gente tem que dar uma acelerada no passo. Pelo menos não me lembro de ter estourado o prazo pra entregar um job... rs...

Às vezes, você participa, promove algumas discussões. E uma das recentes é sobre essa coisa das gerações. Você se considera dentro desse estereótipo criado e nomeado "Geração Y"? Sim, mas não defino uma geração pela época em que a pessoa nasceu, e sim por suas características e pelas tendências do momento. Me considero geração Y, mas uma pessoa de 30, 40 anos também pode se encaixar nela. Acho que uma frase que define (ou ajuda a definir) essa geração é uma de Carlos Henrique Vilela (http://www.chmkt.com.br/): "Todo mundo quer salvar o planeta, mas ninguém quer ajudar a própria mãe a lavar a louça." Eu me encaixo nisso... rs

Hoje você não é mais um estagiário, é um profissional da publicidade. Das coisas que aprendeu na Desafio, qual considera a mais importante pra sua carreira? Primeiro de tudo, não sou estagiário somente no pedaço de papel, porque ainda tenho muito o que aprender, e por enquanto é o que eu busco pra mim: aprendizado. Mas enfim... Acho que na Desafio tive meu primeiro contato com uma reunião de briefing, brainstorming, planejamento, participei de concorrência: isso proporciona uma experiência muito bacana, que vou levar pro resto da vida: como colaborar com um ambiente mais tranquilo pra se trabalhar com criação.
Acho que grande parte do meu aprendizado não depende da Desafio em específico, acho que temos que estar antenados pra nos mantermos atualizados, renovarmos as referências.

Diferente das escolhas anteriores, a do Hermes foi feita através de votação no Twitter. E pra continuarmos, vamos usar o voto dado pelo próprio Renato na ação: o Kiko. Obrigada, Rê, e até!

22.6.10

How-to

Muita gente conhece o HowStuffWorks (http://www.hsw.uol.com.br/), que existe desde 1998 e começou a ser publicado em português em junho de 2007, em parceria com o UOL. Mas, talvez, o WikiHow seja novo pra você (http://www.wikihow.com/Main-Page). Ele existe, em inglês, desde 2005, e, em português, o visual e o conteúdo ainda deixam a desejar. Contudo, os números vão crescendo e o objetivo é "construir o maior manual How-to do mundo e constantemente aumentá-lo" (Wikipedia).




Em tempos de Copa do Mundo, chamou-nos a atenção o artigo "How to Become a Soccer Player", cujos tópicos resolvemos traduzir e disponibilizar aqui; afinal, 2014 está aí, não é?! Vamos pular a introdução e ir direto aos passos. Atenção às dicas:

1) Ame o futebol e faça dele o seu hobby.
2) Conheça o futebol de dentro pra fora.
3) Comprometa-se com o futebol de acordo com o "nível de graduação". [Aqui o conselho é começar o quanto antes e ir encarando os níveis até a profissionalização.]
4) Esteja preparado pra dar duro e seja paciente.
5) Seja excepcional.
6) Esteja em grande forma.
7) Seja um bom comunicador.
8) Seja mentalmente forte.
9) Descubra o que o seu clube faz pra melhorar suas chances.
10) Saiba o que um olheiro procura em um jogador.
11) Prepare-se pra se realocar.
12) Seja realista.

Fácil, não? Desde que haja um how-to pro item nº 5... É claro que o artigo é bem mais completo e se você estiver realmente determinado, pode ir lá dar uma olhada: http://www.wikihow.com/Become-a-Professional-Soccer-Player. Boa sorte!

18.6.10

Réplica - Paprika

O Eliel da Paprika respondeu no comentário do post de 16/06 e, pra sermos justos, está aqui a publicação:

"Clássico é clássico e vice-versa.
E como futebol é uma caixinha de surpresas, a Paprika Filmes aguarda o novo "Desafio".
Essa nova oportunidade provará de uma vez por todas que nossa vitória não foi sorte e sim competência, treinamento e muita dedicação e iremos provar a essa imensa torcida que vem acompanhando nossa equipe desde o começo do campeonato que treino é treino e jogo é jogo.
Abraços,
Paprika Filmes."

É coisa séria essa disputa. Aguardamos nova data.

Sobrenome Desafio [11]

A Renata Helena é quem coordena a Produção Gráfica aqui da Desafio. Acelerada, engraçada e eficiente. Ela tem todo um vocabulário peculiar, que às vezes a gente acaba incorporando: "dinheiros", "chefos", "ricux" (ricos), "absurdada"... Ah, e se a coisa aperta, ela logo diz: "Ai, minha Nossa Senhora da Produção Gráfica!"

Conheça aí:

Quem é melhor, a Renata ou a Helena? Renata fala sobre Helena: “A Helena é divertida, gosta de conversar bastante... Às vezes vive um pouco fora da casinha, mas é gente boa.” Helena fala sobre Renata: “A Renata é muito séria, gosta de ficar me controlando, é metódica... Às vezes eu me irrito um pouco com ela, mas no final, ela é muito boa pra mim. Eu, Renata Helena, prefiro não opinar muito sobre elas... Vai que rola uma crise?! rs

A Produção Gráfica envolve uma série de procedimentos. Com qual deles você se identifica mais? Gosto muito do que eu faço e acho todos os procedimentos importantíssimos, mas confesso que a fase da negociação, de brigar por prazos e fazer as coisas acontecerem me satisfaz muito.

Você começou sozinha no departamento e hoje coordena mais 2 pessoas. Conta pra gente um pouco da sua trajetória na Desafio. Vim de um segmento que serviu de base pra desenvolver minhas habilidades nos processos de produção do mercado publicitário, que pra mim era novidade quando entrei na Desafio. No início, não foi fácil e confesso que hoje tenho orgulho por ter sido assim, pois me desenvolvi muito profissionalmente no tempo em que fiquei sozinha no departamento, foi uma fase importante, quando aprendi a buscar recursos e conhecimentos pra conseguir realizar um bom trabalho. Talvez, se tivesse sido diferente, eu não teria o prazer que tenho em realizar meu trabalho hoje.

E no (pouco) tempo que passa fora da agência, o que você gosta de fazer? Verdade que você está se preparando pra brilhar no Bolshoi? Rs... Atualmente, no tempo que passo fora da agência, tenho me dedicado às aulas de dança. É cedo ainda pra eu brilhar no Bolshoi. Mas olha, Carlinhos de Jesus que me aguarde!

Entre seus muitos talentos, está o de designer de sombrancelhas ou isso é conversa? Não é conversa, não, gente! É verdade, nas horas vagas, eu pego a Tereza de cobaia.

Verdade que você é a melhor companhia na hora de fazer compras ou pagar a conta do bar (em relação aos “dinheiros”)? Ah, na hora de tomar a cerveja no bar eu também sou uma boa companhia vai! rs... É que eu tenho uma técnica de fazer alguns cálculos na hora, negociar os descontos e as saideiras. No fim, até eu me enrolo, mas eu não revelo a minha teoria, pois sempre dá certo!

Rê, muito obrigada pela entrevista. A gente sabe que, no que depender de você, o seu departamento vai continuar se multiplicando. E hoje eu não vou deixar você escolher o próximo, porque vai ser na base da interatividade: já tivemos Lemão (Alexandre), Fabeta, Jamal (Márcio), Tereza, Cath, Janilson, Kvera (André), Don, Eliana e Amanda. É gente pra caramba, mas ainda sobra muito NÉF! Diz aí qual deles você quer ver aqui no blog. Vale comentário aqui ou tweet pra @desafiocom com a hashtag #sobrenomedesafio. Valeu!

17.6.10

Brasilit no BIP

A inserção da Brasilit no quadro Lar Doce Lar, do Caldeirão do Huck, é um case de sucesso que já teve, inclusive, premiação internacional dentro do grupo Saint-Gobain. Desta vez, saiu no Boletim de Informação para Publicitários (BIP), publicação da Rede Globo. Para ler na íntegra: http://comercial.redeglobo.com.br/bip_online/bip571/bip571_pg18.php

16.6.10

Desafio Vs. Paprika

Da esquerda para a direita: Bruno, Eliel, Cássio e Rodolfo.


Já que a Copa anda desapontando geral, a Desafio, em mais uma parceria com a Paprika Filmes, decidiu mostrar ao mundo os seus talentos. A primeira partida foi disputada no último pós-feriado, dia 04, quando a produtora nos derrotou por 7 X 5.

Para evitarmos depoimentos tendenciosos, fomos falar com o Cássio (nosso diretor de atendimento), que declarou: "Clássico é assim mesmo, tem muitos gols. Quero apenas ressaltar, com a minha humildade de sempre, que os últimos dois aconteceram quando o craque NÉF! já não estava mais em campo [no caso, ele...]. Teve um golzinho bem safado no final e nosso zagueiro fez um gol contra. Nós já nos encarregamos da venda dele."

Então, fica aí o convite pra galera da Paprika responder a esses comentários, tão imparciais. Fica também o agradecimento pelo carinho que foi nos trazerem um jogo personalizado de camisas (perder também tem suas vantagens...). Não vai haver jogo toda semana, como a galera gostaria, afinal estamos falando de uma produtora e de uma agência, mas sempre que possível. O próximo tem cobertura no Facebook. Até!

14.6.10

Boteco São Bento envelopado pra Copa








O Social Blade Show (http://socialblade.com/show/) publicou ontem um post interessante sobre a maior rede social do mundo: “Facebook Facts (some of which) You Probably Didn’t Know”, que nós resolvemos traduzir/adaptar para você dar uma olhada:

1. O Facebook foi, originalmente, financiado pelo cofundador do PayPal por US$ 500.000.

2. Há evidências de que o fundador Mark Zuckenrberg roubou muitas das ideias e grande parte do código do ConnectU. Eles processaram o Facebook e a questão foi resolvida com uma quantia não revelada.

3. 400 milhões de pessoas acessam seus perfis pelo menos uma vez por mês.

4. Metade das pessoas acessa todos os dias.

5. 70% dos usuários do Facebook vivem fora dos E.U.A.

6. 44,1% dos dinamarqueses têm um perfil ativo no Facebook.

7. Apenas o Google tem um tráfego mais intenso.

8. O Yahoo! tentou comprar o Facebook em 2006 por US$ 1.000.000.000.

9. 8.300.000.000 horas são gastas no Facebook por mês.

10. O crescimento mais rápido do Facebook, por público, nos Estados Unidos se dá entre mulheres com mais de 55 anos.

11. FAD é um transtorno mental: Facebook Addiction Disorder (distúrbio de dependência).

12. Intimações e notificações judiciais enviadas através do Facebook são legais e obrigatórias na Austrália.

No Brasil, o Orkut ainda é a rede social mais utilizada, com 62,14% de acessos no segmento de Redes Sociais/Fóruns, segundo pesquisa da Serasa Experian Hitwise, mas o Facebook apresenta, segundo a mesma pesquisa, crescimento nada menor que 768%. Algumas outras curiosidades estão disponíveis neste interessante blog, dedicado a mídias sociais: http://socialblade.com/show/2010/06/13/facebook-facts/.

11.6.10

Sobrenome Desafio [10]

Depois de um maio sem assinaturas, o Sobrenome volta cheio de encanto, com a Amanda.


Até ontem ela era nossa caçula, mas já tem uma experiência consistente como atendimento e mídia aqui na agência. Uma menina muito querida por todos (sem exageros, anda até ganhando vários óculos por aí...).

Você entrou na Desafio e era a mais nova entre os NÉF!s. Como é ser o "bebê" da agência? A questão não é ser o bebê, e sim estar no meio de muitos “adultos”, se é essa a forma educada de chamar as pessoas que me falam dos jurados do programa do Silvio Santos de não sei quantos anos atrás... rs. O legal mesmo disso tudo é a brincadeira, sempre perguntar qual o RA da Cath. Mas chegou a hora de eu revelar o segredo: a Priscila acabou com esse meu posto, que durou um ano e oito meses, ela é de 90!

Conchal. Menos de 30.000 habitantes. Como foi vir pra "cidade grande"? Você sente falta de lá, da sua família?

Como diriam “De Conchal para o Mundo”. Eu gosto muito de Campinas, e foi tranquila a mudança, muita gente de Conchal vem para cá, então dá para ficar familiarizada, e logo que eu mudei para cá eu morei com um pessoal de Conchal. Mas, agora, estou ainda mais adaptada a Campinas e indo pouco para lá. E sinto falta sim, aqui é muito difícil sair com os amigos, parar em uma praça e não gastar nada! Em Conchal, isso é mais do que normal, sabe?! Carros dando volta na praça, amigos reunidos, de certa forma é muito engraçado e eu adoro isso! Já da família, algumas pessoas podem até responder sobre o meu humor quando fico tempo sem ir para lá... rs. Nada como o mimo da família, comidinhas!

Você passou pelo atendimento e hoje está na mídia. Fala um pouco pra galera como foi e é trabalhar nesses departamentos.

A mídia me proporciona muitos almoços, eventos (brincadeira)... rs.

No atendimento, eu tive ótimos “professores”, Don e Cássio, aprendi e aprendo muito com eles, e hoje eu penso: “Quanta paciência tiveram comigo!”

Mas como apareceu uma oportunidade para o departamento de mídia, e eu sempre achei uma área interessante, considerei ser uma chance para o meu aprimoramento profissional mesmo, para eu chegar lá na frente com uma visão ampla. Quando eu tomei essa decisão e o Cássio aceitou a ideia, eu estava super insegura, mas hoje eu já percebo como isso me ajudou, ajudando muito também na área atendimento.

Dizem que "Te chamo pra festa" foi uma performance memorável. Explica esse dom pra gente, por favor, Mands.

Foi mesmo, eu queria guardar esse meu dom, mas ele se espalhou e acabei fazendo muitos fãs, ecoava pela sala a frase “Te chamo pra festa”, diversas pessoas a diziam quando me viam, tentando imitar o ritmo que só eu com minha super capacidade consegui fazer. Foi um sucesso!

Na verdade, foi um trabalho da faculdade em que eu tinha que falar essa bendita frase e eu não conseguia acertar o tom de jeito nenhum. Foi um mico que virou sucesso... rs.

Como foi o JUCA este ano (Jogos Universitários de Comunicação e Artes)?

Um amigo meu disse antes de irmos para lá: “Um evento imperdível”... E realmente, detalhes como montar a barraca, pensar em horários estratégicos para tomar banho e ter as roupas molhadas por causa da chuva são coisas básicas de JUCA, mas é muito legal, dá para conhecer muitas pessoas, se divertir bastante.

A facul tá terminando, todo mundo sabe que você tem um convívio intenso lá. Vai sentir falta? E pra depois, quais são os planos?

Vou sentir MUITA falta! Queira ou não, foi estabelecida uma rotina durante esses últimos quatro anos: ir para a aula, ver os amigos, dar risada, ir para o La Bodega (só quando o professor falta e também por ser cliente da agência, né?! Temos que ver se está tudo indo bem... rs). Quanto aos planos, eu prefiro deixar para pensar depois, mas com certeza é buscar aperfeiçoamento dentro da publicidade e crescer cada vez mais e mais como profissional.

Acho que você vai ter que explicar essa história de chamar a gente de "adultos", Mands, mas muito obrigada por essa simpatia, tão sua. E como a entrevistadora esqueceu de perguntar pra quem você passa a bola, por favor, manda o chute no comentário pra gente. Até!

10.6.10

-
A marca nasceu no ano passado e, pelo sucesso instantâneo, foi convidada pelo Grupo Montana Grill para uma parceria de sucesso, que transformou a unidade em projeto de franquia.

Thathagurt é um frozen yogurt com 4 opções de sabor e 40 de cobertura. O conceito, que conta agora com toda a estrutura do Montana, oferece opções de lojas de rua (80 m²), corners de shopping (25 ) e quiosques (9 ), com números bastante atrativos para franqueados.

Você pode saber mais em: http://www.thathagurt.com.br/
-
-
-

9.6.10

Join us

Agora você pode se juntar à Desafio também no Facebook, até pra saber um pouco do que rolou no período em que a gente andou off. Tem fotos do churras que fizemos no feriado do dia 03: "Curta" lá que tem momentos do futebol, de relax, de homenagem e até de aniversário.
-
-
-
-



7.6.10

Voltamos!

Agora que os probleminhas técnicos estão resolvidos, o blog Desafio está no ar novamente.

E é claro que esse período off não se passou sem conquistas: a academia Goldfit está aí, ou melhor, aqui -- é a nossa mais nova conta. Com muita visão de mercado, os proprietários fecharam com a agência antes mesmo da abertura, prevista para daqui a 60 dias, pra que o sucesso comece na estrutura física, passe pelos equipamentos e acabe em uma comunicação sintonizada com o ritmo forte do cliente, que ficará localizado na Barão de Itapura, próximo ao Liceu.

As outras novidades a gente vai postando aqui logo, logo... Até!

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Site Meter