Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

29.6.10

O Social Media Brasil 2010, o Plano Nacional de Banda Larga e a Web 2.0: ?

Estive presente, representando a Desafio, nesse que é "o principal evento do ano como fonte de discussão, conhecimento, provocação e reflexão do mercado sul-americano de mídias sociais e marketing digital" (http://www.socialmediabrasil.com.br/) e muita coisa bacana aconteceu por lá, mas a ideia deste post não é fazer um relato (in)completo do que aconteceu no Teatro Frei Caneca nos dias 24 e 25 passados, e sim aproveitar o tema e “linká-lo” com um artigo publicado pela Proxxima em sua 19ª edição, "A hora e a vez da broadband tupiniquim", pra propor uma reflexão importante que tem sido feita por aí e, com certeza, é pertinente por aqui: "Como isso irá impactar os seus negócios e as suas relações?"

Ora, se a web 2.0 representa uma mudança na relação dos usuários com a Internet e desencadeia uma série de outras mudanças, que formam/fortalecem redes, invertem posições e ameaçam poderes institucionalizados, a banda larga tem nesse panorama de mudança de comportamento um papel de ordem fundamental. Em outras palavras, você não se imagina usando uma conexão discada para participar de redes que conectam você a amigos, a jogos, a fontes de informação, a parceiros profissionais etc., etc. e etc., o que acontecia quando apenas consultava sites estáticos, informações específicas e checava seus e-mails. A banda larga não só muda o comportamento do usuário, como confere a ele poder.

Segundo o IPEA, apenas 21% das famílias brasileiras têm acesso à Internet rápida e, como diz o citado artigo, "Se tiver êxito, o plano do governo deve praticamente quadruplicar esse número em quatro anos, alcançando cerca de 40 milhões de casas até 2014." Ou seja, o poderoso comportamento do brasileiro nas redes será exponenciado rapidamente.

Então, eu repito a pergunta, levantada no calor do assunto da vez - as Redes/Mídias Sociais -, o que você, profissional, está fazendo em relação a isso? Como a sua empresa está se comportando com o que está acontecendo on-line (e off, porque a barreira caiu há tempos) e como está se preparando para esse fortalecimento do poder do usuário/cliente?


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Site Meter